CONSULTA PRÉVIA

Após os trabalhos de 2009-2012, está de novo em processo de constituição a Zona de Intervenção Florestal - ZIF DA RIBEIRA DO SINHEL – que abrange toda a Freguesia de Alvares, no concelho de Góis.

No período 2009-2012, os mais de 300 aderentes representavam cerca de 47% da área florestal (faltavam 3% para o mínimo de 50% para a constituição da ZIF) e constatou-se, também, que a referida Lei das ZIF não permitia, nem permite, uma gestão eficiente e efectiva (do ponto de vista técnico, operativo, administrativo e comercial) de toda a região florestal.

Depois dos grandes incêndios florestais deste ano, é premente que os proprietários florestais se organizem.

A estrutura de divisão de propriedade rústica na freguesia de Alvares, baseada no minifúndio, não possibilita que os proprietários das terras nelas invistam com ordenamento e rentabilidade. Quando um proprietário detém as suas pequenas propriedades afastadas entre si, não pode efectuar uma gestão equilibrada e eficiente, dado que os custos são elevados, os proveitos escassos e o acesso a apoios comunitários quase não tem enquadramento.

Aos proprietários a solução, mais sensata, passa por se associarem, quer através da criação de Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), quer usufruindo da escala de uma Sociedade de Gestão Florestal (SGF).

Foi imbuídos deste espirito que o Núcleo Fundador e a e a Associação Florestal do Concelho de Góis promoveram a realização da primeira reunião para a constituição da ZIF, designada por Consulta Prévia, tendo-se realizado em Alvares, no salão dos Bombeiros Voluntários, no dia 25 de Novembro de 2017, pelas 15H00, com a participação de muitos proprietários.

Se está interessado em rentabilizar as suas propriedades e aumentar a sua defesa contra os incêndios, fica desde já convidado a obter aqui os impressos necessários para adesão à ZIF, remetendo por email ou via CTT para a Associação Florestal do Concelho de Góis (ver endereço de email e morada da sede) ou, ainda, remeter por email para o Núcleo Fundador.

Os limites da ZIF

Deseja-se constituir uma zona de intervenção florestal que integre na totalidade a área da freguesia de Alvares.